Ford Mondeo Evos espreita antes da estreia

Ford Mondeo Evos View Gallery 4 photos

Novo crossover terá versões Diesel, gasolina e híbrida, além de um interior totalmente digital.

A Ford está a afinar os últimos detalhes do Mondeo Evos, um crossover sucederá ao Mondeo atual. Esta carrinha com visual “aventureiro” (semelhante ao Subaru Outback) estará disponível na segunda metade deste ano, mas as primeiras imagens deste modelo já começaram a circular, tendo como origem a página do Instagram do Cochespias.

Estas imagens mostram detalhes do Evos ainda camuflado, mas onde é possível descortinar uma grelha de grandes dimensões e faróis de formato extremamente afilados. O modelo possui um tejadilho de formato coupé, próximo de uma “shooting brake”, e ao visual “off-road” junta uma suspensão elevada, comparativamente com as berlinas do seu segmento. Uma das novidades é o interior de aspeto vanguardista, onde pontificam ecrãs digitais “flutuantes” de grandes dimensões a ocuparem quase todo a largura do tablier.

A patente da designação Mondeo Evos já foi registada na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. Aliás, o nome Evos já foi utilizado num protótipo apresentado no Salão de Frankfurt em 2011 – sendo que este modelo será uma forte aposta sobretudo na Europa. Este novo modelo de produção será feito com base na plataforma modular C2 utilizada no novo Focus, entre outros. A gama será formada por opções Diesel, gasolina e uma nova combinação “mild hybrid” com motor a gasolina 1.5 de três cilindros turbo Ecoboost. Em vez de um tradicional sistema de tração integral, deverá ser aposta um sistema com controlo de tração de gestão eletrónica.

Este Evos é, de facto, o substituto da gama Mondeo (ou Fusion, como era conhecido nos EUA, até ter sido descontinuado em meados de 2020), formada por uma berlina e por uma carrinha, funcionando com uma espécie de Mondeo Active (designação utilizada nas versões mais “radicais” das gamas Fiesta e Focus). No ano passado o volume de vendas de berlinas tradicionais ter sido o mais baixo desde a recessão de 2009 e, segundo a Bloomberg, a Ford perdeu menos de metade desses clientes para modelos como o Honda CR-V e o Toyota RAV4. Como tal, o foco da marca norte-americana serão os SUV, pick-ups e modelos elétricos, com destaque para os recém-lançados Escape, Explorer, Bronco, Bronco Sport e Mustang Mach-E.

Deixe uma resposta

*