Sucessor do LaFerrari poderá ser a base do carro de Le Mans

Ferrari testa o sucessor do LaFerrari View Gallery 3 photos

Este deverá ser o hipercarro híbrido de estrada que terá uma versão que correrá em Le Mans em 2023.

A Ferrari voltou a ser “apanhada” novamente a testar um protótipo utilizando uma “carcaça” de um LaFerrari. O modelo em causa é, ao que tudo indica, mesmo o sucessor do hipercarro originalmente lançado em 2013 e que foi descontinuado em 2018. Numa altura em muitos clamam por um novo modelo de referência e em que a marca de Maranello já comunicou que vai regressar a Le Mans em 2023, o aparecimento deste protótipo poderá não ser coincidência. A Ferrari estará a ensaiar a nova mecânica híbrida do hipercarro que levará ao WEC no início de 2023 e que terá obrigatoriamente uma variante homologada para circular em estrada.

A partir das imagens, é possível descortinar algumas diferenças do protótipo face ao LaFerrari, a começar pelos elementos aerodinâmicos que cobrem as saídas de ar na dianteira e na traseira que foram removidos de modo a auxiliar o fluxo do ar, e o capot, tejadilho, entradas de ar laterais e traseira possuem um formato diferenciado. As ponteiras de escape também estão posicionadas ao centro e numa posição mais elevada. Os espelhos também possuem um formato diferente e as aberturas no para-lamas traseiro foram cobertas. Além do mais, as jantes já não têm porcas de aperto central.

A principal dúvida em relação ao sucessor do LaFerrari, que possuía um sistema “mild hybrid”, é se continuará a contar com os préstimos de um motor V12 ou se entrará na equação do sistema híbrido (confirmado pelos autocolantes azuis na “mula” de testes) um motor mais pequeno. Curiosamente, o responsável de marketing da marca italiana, Enrico Galliera, deu a entender que o novo hipercarro poderia ser menos potente face ao híbrido plug-in de 1000 cv SF90 Stradale – o modelo mais potente de sempre da marca do Cavallino Rampante. Em vez disso, o foco do novo “LaFerrari” será na aerodinâmica, comportamento e baixo peso.

Este novo Special Series da Ferrari, cuja estreia está prevista para o início de 2022, será um modelo de edição limitada na senda de modelos emblemáticos como o 288 GTO, F40, F50, Enzo ou o já referido LaFerrari.

Deixe um comentário

*