Honda apresenta protótipo que antecipa HR-V elétrico

Honda SUV e:prototype View Gallery 3 photos

SUV e:prototype abre caminho para um modelo para já específico para o mercado chinês.

A Honda revelou no Salão de Xangai, na China, o SUV e:prototype que antecipa o primeiro elétrico da marca para o mercado local. Na prática, estamos perante uma possível derivação “zero emissões” da terceira geração do HR-V (também conhecido nalguns mercados pelo nome Vezel) – que só está disponível com motor híbrido. O novo modelo deverá ser lançado na China na primavera de 2022, sendo o primeiro de dez EV que marca japonesa prevê introduzir naquele mercado (o principal consumidor de carros elétricos à escala mundial) nos próximos cinco anos.

O e:prototype diferencia-se do HR-V sobretudo pela grelha dianteira reconfigurada, sem radiador, e pela assinatura luminosa específica. Para já, não há imagens do interior, mas está garantido que o SUV inclui o mais recente sistema de infotainment Connect, que possibilita atualizações “over the air”, permite a integração do smartphone, possui um assistente com inteligência artificial e tecnologia de comandos através de reconhecimento por voz. O concept estreia um conjunto de ajudas à condução, nomeadamente um sistema mais apurado de visão de 360 graus em redor da viatura com base num radar. Não foram fornecidas informações acerca do motor nem das baterias, mas, em virtude do recente acordo assinado com a General Motors, é de prever que a Honda aposte na tecnologia Ultium. O e:prototype é uma evolução do Honda SUV e:concept, de formato coupé, que foi exibido na edição de 2020 do Salão de Pequim, na China.

Recorde-se que, neste momento, a marca nipónica comercializa apenas um modelo elétrico na Europa: o Honda e.

A Honda aproveitou ainda o certame chinês para revelar o Breeze PHEV, uma versão híbrida plug-in do SUV feito com base no CR-V que é feito pela mão da joint venture Guangqi Honda. Não foram revelados dados acerca do sistema propulsor deste modelo.

Deixe um comentário

*