Bentley terá gama 100% elétrica em 2030

Bentley EXP 100 GT Concept

Marca britânica será alvo de uma reestruturação e passará a ser gerida pela Audi.

A Bentley prepara-se para uma profunda reestruturação pela mão do grupo Volkswagen. Segundo as diretrizes que figuram no plano Beyond100, além de passar a ser gerida pela Audi, a marca britânica transitar para uma oferta de modelos 100% elétricos até 2030. O primeiro modelo “zero emissões” tem chegada prevista para daqui a cinco anos (na imagem o protótipo EXP 100 GT). Especula-se que esse modelo poderá ser um crossover com caraterísticas similares ao Jaguar I-Pace. O objetivo é converter a Bentley num líder mundial de mobilidade sustentável de luxo.

Mattias Rabe, o responsável de engenharia do emblema britânico, adiantou que estes modelos serão feitos com base numa nova plataforma – que, em princípio, deverá ser derivada da nova base criada em conjunto pela Audi e Porsche, a J1.

Este compromisso permitirá reduzir o impacto ambiental da fábrica de Crewe em 75%, em apenas cinco anos, comparativamente com os níveis de 2010. Uma das metas do Bentley é a neutralidade carbónica.

O plano de “eletrificação” da Bentley começará, no entanto, já em 2021, com a aposta em dois novos híbridos plug-in (sendo que um deles deverá ser uma versão PHEV do Flying Spur, que poderá incluir o mesmo sistema do Porsche Panamera 4 E-Hybrid) – que farão companhia ao Bentayga Hybrid. Aliás, o objetivo é que todas as gamas tenham um plug-in até 2023. Até 2026, na gama da Bentley só existirão modelos “eletrificados”, sejam eles plug-in ou elétricos.

A Bentley aproveitou ainda para anunciar que a sua divisão de personalização, a Mulliner, passará a operar em três áreas: Classic, Collections e Coachbuilt.

Deixe um comentário

*